sábado, 23 de janeiro de 2016

Entrevista com Marina Oliveira, autora de "A Parede Branca do Meu Quarto"

Hello peoples! Hoje eu trago a vocês uma entrevista com a Marina Oliveira autora de “ A Parede Branca do Meu Quarto”.

1      
     Qual a sua inspiração para escrever “A Parede Branca do Meu Quarto”?

Marina: Bom, essa pergunta é bem interessante porque eu sempre quis ser escritora, mas essa ideia da parede branca mudou muito com o tempo, ela foi plantada quando eu estava no ensino médio, então tem mais de 10 anos que eu fiz os “vislumbres” da parede branca, então tem muita expressão do meu ensino médio.

2      O livro tem uma grande metáfora que é a parede branca, porque você escolheu a ela para ser a metáfora?

Marina: (Risos). Sabe que eu não sei! Quando você está escrevendo a coisa flui tão bem que as coisas acontecem. E o que é engraçado é que eu estava me lembrando que eu sonhei com uma parede branca, eu tive o sonho quando eu estava no final da faculdade que eu estava tipo em um quarto todo branco e tinha um rádio no meio, eu pensei “ah, tem tudo a ver com comunicação, pois vou ser formada nisso”, mas quando percebi eu tinha usado isso no livro então eu achei muito incrível!

3      Um dos meus personagens favoritos, além da Vó Fatinha, pois é impossível não amar ela, é o Lucas! Porque você fez ele assim, com uma personalidade tão diferente, pois uma hora ele é um adolescente complicado e outra ele é um filósofo?

Marina: eu não sei, o Lucas é um dos personagens que mais mudou na história, tanto que quando eu fui fechar o livro eu tive que reescrever quando ele aparece, porque não parecia a mesma pessoa. Mas a ideia que eu tinha era de ele realmente ser aquele irmão pentelho e de repente ele tomou o lugar que até era do Professor Henriques, de apoiar a Mariana no ano que passou e aconteceu dele virar o filosofo, e tem umas pessoas assim, geralmente adolescente, eu dou aula para adolescente, e as vezes do nada ele fala umas coisas, você também deve falar esse tipo de coisa, que fala “De onde veio isso? ” “ Da onde veio essa sabedoria? ” “Eu sou mais velha e não pensei nisso! ” Então fica até engraçado, pois o Lucas é essa parte adolescente da gente!

4    Mariana parece muito com você esteticamente, ela foi baseada em sua imagem?

Marina: Na verdade não, quando escrevi ela eu não consegui imaginar muito bem, mas como eu escuto muita música do mundo inteiro e aí eu vi uma cantora chilena chamada Francisca Valenzuela e eu disse “ela é a Mariana”, e não eu. Mas é engraçado que muita gente que ler o livro, principalmente quem me conhece, imagina, quando tá lendo, a minha voz. Mas não sou eu, apesar de nós termos o nome bem parecido.

5     O livro tem vários nomes que parecem ser conhecidos, como a empresa do pai do Maurício (Empresa Segal). Essa empresa realmente existe?

Marina: Não, Não! Ela é invenção. Muitos dos nomes eu peguei de coisas que aconteceram na vida e tal, mas não são pessoas super conhecidas. Na verdade, a primeira vez que eu comecei a escrever A Parede Branca, que mudou muito, o nome da Mariana na verdade era Lara, como eu gostava tanto desce nome eu não queria descartar e ela acabou virando a melhor amiga da Mariana. Mas quando eu estava escrevendo eu chamava direto Mariana de Lara.

6      O livro incrementa coisas de sua própria vida como onde a Mariana estudava?

Marina: sim, sim, com certeza sim! A Joana D’arc não existe, mas na minha cabeça ele lembra muito a escola que eu estudei no ensino médio e tem a fachada da escola que estudei até a 3ª serie.

7    Na sua adolescência você era igual a Mariana, estudiosa e centrada?

Marina: Não, não, de jeito nenhum! Eu nunca fui aluna problema, eu pegava uma nota baixa em química, eu nunca fui muito boa em química, e, só isso, na verdade eu não ligava muito para os estudos, gostava mesmo de ficar lendo mangá, assistindo anime, e eu tive a sorte porque meu melhor amigo sim era o aluno mais inteligente da sala, e sempre que eu tinha dúvida eu perguntava a ele.

8      Em quem você se inspirou para criar os personagens, Lara, Maurício, Lucas e Vó Fatinha?

Marina: A vó Fatinha leva o nome da minha falecida tia, e tem uma personalidade meio que das minhas duas avós, claro que não são a mesma pessoa, mas não tem tanto a ver, pois elas não falam como a vó Fatinha que fica bem visível a forma que ela fala. E o Mauricio é uma história até engraçada, pois tinha um menino da minha sala do segundo ano chamado Mauricio que sempre dormia na sala, aí um dia todo mundo saiu e ele ficou dormindo e então trancaram a porta e ele ficou lá e todos começaram a dizer que ele tinha ficado preço lá dentro. Mas não pessoas conhecidas, eu sempre digo que existem duas pessoas que são realmente são reais que são: Mama Sula, que eu realmente conheço ele que ele é bem moderno tem facebook é essas coisas, e a outra pessoa é o senhor Celso que era o motorista de uma amiga minha que é bem rica, então quando eu comecei a escrever eu pensei tem que ser o senhor Celso.


   (NÃO LEIA ESSA PERGUNTA SE AINDA NÃO LEU O LIVRO POIS CONTEM SPOILER). Porque você decidiu fazer a Mariana largar a carreira na medicina pra ser, você sabe?

Marina: Acho que foi para descaracterizar, por exemplo, como a gente estava discutindo antes, eu sempre tive vontade de ser escritora, mas não é uma carreira muito boa aqui no Brasil, aí as pessoas perguntam, “mas o que você quer fazer de verdade” e não consideram o nosso sonho como um emprego de verdade, e foi isso que eu quis fazer no livro, até porque várias pessoas na minha família trabalham com isso.
1
-    Você pretende escrever uma continuação para o livro?

Marina: Eu já comecei a escrever um segundo livro, mas não é bem uma continuação, está no universo de A Parede Branca, tanto que dois personagens estão nesse livro e vão aparecer muito, e provavelmente outros personagens de parede branca vão aparecer.

1   Você é jornalista, já entrevistou alguém como a Mariana?

Marina: Não, eu nunca entrevistei ninguém como a Mariana, na verdade eu não sou muito boa na parte de entrevistar as pessoas, era uma parte que eu não gostava no jornalismo, mas me ajudou bastante para escrever essas partes.

1   Qual o seu autor ou autora favorito?

Marina: Na verdade eu não tenho um autor ou autora favorito eu sempre disse isso, mas eu digo que meu livro favorito é “O mundo de Sofia” do Jostein Gaarder e eu não tinha lido mais nada dele até que meu aniversário meu melhor amigo me deu o livro “garota das Laranjas” que também é dele e eu fiquei ENCANTADA, tanto que eu escrevi pra ele quando terminei “acho que encontrei meu autor favorito”, mas ainda não tenho certeza, então quando me fazem essa pergunta eu respondo “tem autores que se repetem na minha estante”, então tem a Marian Keyes gosto muito da xiquelite dela, “Melancia” “sushi”, é muito engraçado, também sou muito fã do Hergé autor de “TinTim” e eu amo Harry Potter...

Acho que todo mundo ama Harry Potter!

Marina: Eu acho que as pessoas que não amam Harry Potter têm problemas (risos) Brincadeira!

1       Você se inspirou em algum desses autores para fazer “A Parede Branca”?

Marina: Esses autores não especificamente, mas tem muita coisa que foi baseada nos mangás que eu leio. É porque eu leio muito mangá principalmente os femininos, então eu tenha sido muito influenciada pelo tipo de narrativa e de situação. Mas se você me perguntar quais são eu não sei, porque são em japonês.

14-        Você tem algum Hobbie além de escrever?

Marina: Aí, eu sou cinéfila, eu amo ver filme, recentemente eu assinei Netflix e eu digo que fiz pacto com o diabo, porque minha alma foi vendida, tem vezes que eu passo o dia só assistindo filme e eu também adoro dançar, sou bailarina de Jazz, danço desde os 12 anos é uma paixão que eu tenho e no mais eu acho que ler, talvez seja só isso.
1
          A Lara é muito obcecada por bandas coreanas, isso foi influenciado pelos mangás?

Marina: Esse é outro Hobbie! Eu adoro o mundo coreano, de música coreana, eu tenho uma banda que eu sou obcecada (gente desculpa, mas eu não sei escrever o nome da banda, #sorrymarina) eu compro todos os CDs, gasto todo o meu salário com eles, eu sigo no YouTube, quando tem promoção para enviar coisas para eles lá na Coréia eu envio, então a Lara gostar desse tipo de coisa foi meio que pessoal.

1   Você, hoje, tem alguma coisa que gostaria de mudar na Parede Branca?
Marina: que eu queria ter refeito não, eu acho que o livro ficou como eu queria. Talvez o que eu gostaria de reescrever seria revisão do livro, porque tem muito errinho bobo concordância verbal e nominal, o tipo de travessão está errado então eu gostaria de fazer isso, mas não a história, a história para mim está perfeita.
1 
      O Lucas, porque na verdade ele é meu personagem favorito, na verdade eu queria que ele saísse do livro e cassasse comigo, você se baseou em alguém para criar o Lucas?

Marina: Que eu me baseei não, na verdade a imagem dele me lembra muito o Peeta Mellark do Jogos vorazes, ele está assim na minha cabeça, não o ator, ele loiro, Josh Hutcherson ele não é loiro. Então não, eu não me baseei em ninguém, e como falei antes ele era o personagem que mais mudou o livro inteiro, na verdade tinha vezes que ele falava alguma coisa e eu dizia “tá bom “.

Bom, gente então foi isso, o vídeo está aqui em baixo (o link na verdade) e teve um problema com a câmera, eu não sei o que aconteceu, mas a voz ficou fora da hora que nós falamos.


link do vídeo: https://youtu.be/KcOa2LEajo4

Beijinho, Lu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário